Escolha qual companhia de cruzeiro ir e quantos dias. Mas tenha certeza no itinerário para não faltar Santorini e Mykonos.
Existem cruzeiros de 7 dias, de 11 dias, partindo de Veneza, Barcelona, Civitavecchia (Roma), Genova, e passando pela Croácia, Italia, Malta, Montenegro...
SANTORINI
Ilha vulcânica
O arquipélago de Santorini é essencialmente o que restou depois de uma gigantesca erupção vulcânica que destruiu os primeiros assentamentos humanos que existiam na antiga ilha e que criou a caldeira geológica atual. A enorme lagoa central retangular, que mede cerca de 12 por 7 km, é cercada por íngremes penhascos com até 300 metros de altura, em três dos seus lados. A ilha principal é inclinada em direção ao mar Egeu.
No quarto lado, uma lagoa é separada do mar por uma outra ilha menor chamada Terásia. A lagoa está ligada ao mar em dois lugares, a noroeste e sudoeste. A profundidade de 400 metros da cratera torna possível que todos os maiores navios de cruzeiro ancorem em qualquer lugar da baía protegida, há também uma marina recém-construído em Vlichada, na costa sudoeste.
O principal porto da ilha é Atínias. A capital Thira ( Fira), localiza-se no topo de um penhasco, de frente para a lagoa da caldeira. As rochas vulcânicas presentes de erupções anteriores apresentam olivina e têm uma pequena presença de hornblenda.
Santorini é o centro vulcânico mais ativo no arco vulcânico do sul do mar Egeu, embora o que permaneça até hoje seja principalmente uma caldeira cheia de água. O arco vulcânico tem aproximadamente 500 km de comprimento e de 20 a 40 quilômetros de largura. A região registrou sua primeira atividade vulcânica cerca de 3-4 milhões de anos atrás, apesar de vulcanismo em Tera ter começado há aproximadamente 2 milhões de anos.
A ilha é o local de uma das maiores erupções vulcânicas já registradas na história humana: a erupção minoica (às vezes chamada de erupção de Tera), ocorreu cerca de 3600 anos atrás, no auge da civilização minoica. A erupção deixou uma grande cratera rodeada por depósitos de cinzas vulcânicas a centenas de metros de profundidade e pode ter levado, indiretamente, ao colapso da civilização minoica na ilha de Creta, 110 km ao sul, através da formação de um gigantesco tsunami. Outra teoria popular diz que a erupção de Tera é a fonte da lenda de Atlântida
Chegando de cruzeiro:
O navio não doca no porto, fica no mar e temos o chamado tender. Tender são barcos que podem ser os botes salva-vidas no próprio navio ou barcos arranjados do porto para locomover os passageiros e a tripulação para terra e vice e versa.
Chegando no porto:
Chegando em Thira você pode pegar o cable car (teleférico) ou subir de burros ou pelo caminho dos burros.
Os burros sofrem com os turistas, e uma judiacao ve-los trabalhando principalmente na subida. E quem quer subir caminhando tem que desviar das fezes dos animais.
Melhor opção e certamente é o cable car para ir até Thira e desfrutar a capital da ilha.
Para quem quer ir a Oia ( a vila mais famosa e charmosa de Santorini) minha dica e pegar esse barco logo no porto que te leva Oia e na volta pode pegar o onibus público ou um táxi para Thira.
Thira para compras:
Boas compras em Thira e também em Oia. Mas os preços são salgados. Principalmente nas roupas.
Mas tomar um sorvete e almoçar vale cada centavo.
Andar nas ruas apertadas e cheia de turistas não e fácil, mas emocionante.
Santorini é uma ilha charmosa
Ao visitar a ilha se nota que as casa são todas brancas e as portas e janelas tem outras cores, mas em Oia se ve muito mais o azul.
Oia é muito popular com turistas:
Pelas suas igrejas ortodoxas e catolicas. No topo das igrejas predonima a cupula azul.
Muitos hotéis tem piscinas infinitas com essa vista sensacional e se pode pagar para usar por um dia.
O hotel mais chique em Oia é o Canaves
E o pôr-do-Sol dos Deus gregos...
Pessoas lotam o local para ver esse lindo fenomino do pôr do Sol em Santorini (Oia) com o mar Egeu e as formações vulcânicas.
Um dos pontos altos de uma viagem à Santorini com certeza é apreciar o famoso pôr do sol sendo com certeza um dos mais bonitos do mundo!
Instagram: www.instagram.com/alinestravels




















Nenhum comentário:
Postar um comentário